O Simufact é uma solução que cobre um grande número de processos de fabricação na indústria metalúrgica, desde a fabricação aditiva, estampagem e soldadura. Com a capacidade de simular toda a cadeia do processo de fabricação, o Simufact ajuda-o a otimizar o processo, reduzir os custos e tempo de colocação no mercado, ao mesmo tempo que melhora a qualidade do produto.
As soluções oferecida pelo software Simufact são divididas em três linhas de produtos, com requisitos específicos para cada processo individual: Simufact Additive, Simufact Forming e Simufact Welding.
O Simufact Additive é a solução para os processos de fabricação aditivos Powder Bed (SLS, SLM, LBM, DMLS, EBM).
O Simufact Additive prevê a distorção e as tensões residuais na peça, orientando assim o engenheiro de produção para a forma deverá compensar para garantir uma peça de qualidade na primeira impressão. Variáveis do processo podem ser selecionadas para otimizar a impressão 3D, reduzindo o tempo e o desperdício.
O Simufact Additive pode ser usado para explorar o processo, incluindo examinar a influência da:
- Seleção do material
- Potência vs. Velocidade
- Características do pó
- Caminho e padrão da impressão
- Suportes e estruturas internas
O Simufact Additive simula o processo total, incluindo:
- Processos de fusão por Camada de Pó (Powder Bed Fusion)
- Tratamento térmico
- Pressurização
- Separação da peça
- Remoção da estrutura de suporte
- Processo HIP (Hot Isostatic Pressing – Prensagem isostática a quente): previsão da distorção, tensão residual e densificação do material
O Simufact Additive ajuda-o a construir a peça à primeira e usa métodos computacionais eficientes para prever:
- Contração
- Deformação do componente
- Tensões Residuais
- Localização ideal da peça
- Estrutura dos suportes
- Deformação da placa de base
- A influência dos vários componentes no espaço de construção
- Execute a simulação num ambiente Windows e Linux
O Simufact Forming abrange todo o espectro de tecnologias de estampagem. Garante uma representação realista dos processos, com funcionalidade 3D completa e representação 3D de todas as ferramentas e peças. Simulações precisas são possíveis ao incluir os principais aspetos que afetam os processos, como:
- A cinemática da máquina
- Comportamento não-linear do material da peça, incluindo plasticidade, taxa de dependência e efeitos de temperatura
- Atrito e contato entre ferramentas e peças estampadas
- Auto contato das peças estampadas para prever dobras
- Termodinâmica do processo: condições iniciais de aquecimento; aumento de temperatura devido à formação de energia e atrito; transferência de calor entre ferramentas, peça e ambiente.
Vários módulos estão disponíveis, o módulo principal Forming Hub inclui as principais funcionalidades necessárias para a simulação (GUI, solver, base de dados de materiais etc.). Incluindo também os recursos para realizar simulações de estampagem a frio, a quente e perfilagem/rolamentos. Os utilizadores podem escolher qualquer um dos outros módulos para aumentar os seus recursos de simulação.
- Sheet metal forming – Estampagem de chapa
- Ring rolling – Dobragem por rolos
- Heat treatment – Tratamento térmico
- Open die forging – Forjamento em matriz aberta
- Mechanical joining – União mecânica
Existe ainda outros módulos adicionais disponíveis para ajudar com a análise da tensão da matriz e nos cálculos da microestrutura, desempenho mais rápido, importação de CAD, customização e acesso a base de dados de materiais mais alargada.
O Simufact Welding simula processos complexos de soldadura que podem envolver várias sequências de soldadura e prever distorções dos componentes, considerando as transformações da fase que ocorrem durante o processo. Com o Simufact Welding, os utilizadores obtêm informações sobre as propriedades do cordão de solda e defeitos de soldadura, como as rachaduras a quente, ajudando-os a resolver problemas antes de colocar o processo em uso.
Ao juntar o Simufact Welding com o Simufact Forming, os utilizadores podem simular uma combinação de vários processos em cadeia, com o processo de soldadura a montante e a jusante. A facilidade na transferência de dados permite não apenas a consideração do histórico de estampagem, mas também a análise de resistência das juntas soldadas simuladas.
Saiba mais sobre os recursos e áreas de aplicação no site.