O MSC Nastran (definição geral) foi criado em 1965 para a Nasa, a ferramenta tem hoje mais de 55 anos e é reconhecida como a ferramenta CAE (Computer Aided Design) para a certificação de aeronaves pela maioria dos construtores da indústria aeronáutica, esta certificação é reconhecida pela própria FAA-Federal Aviation Administration. Os respetivos departamentos confiam no MSC Nastran para desenvolver produtos seguros, duráveis e otimizados para a sua função. Tem hoje como clientes de referência empresas como a Embraer, Airbus, Augusta Westland, Boeing, Alenia, Bombardier, Thales, Fokker, Loral, Lockheed Martin, Nasa, Astrium, GE Aircraft, Rolls Royce, entre outras. Esta confiança nos resultados obtidos estendeu-se também à indústria automóvel, eletrónica, bens de consumo, área médica, máquinas, etc.
O MSC Nastran é uma poderosa ferramenta de análise de elementos finitos (FEA) tanto para pequenos como grandes conjuntos. O MSC Nastran possui uma vasta gama de capacidades ao nível da análise estrutural, o que inclui linear estático, dinâmico, deslocamento, fadiga, deformação, vibração, transferência de calor, aeroelásticos, etc.
Com o MSC Nastran consegue lidar com qualquer tipo de material, desde os materiais plásticos, metais aos compósitos e hiperelásticos. A sua abordagem multidisciplinar pode ser usada para análise estrutural nas várias fases de desenvolvimento do produto. Nomeadamente, em protótipos virtuais, a resolver problemas estruturais na fase de utilização do produto e otimizar produtos já existentes.
Como vantagens existentes no MSC Nastran contam-se, análise estrutural multidisciplinar, modelação de conjuntos estruturais, automatização da otimização estrutural, análise não-linear avançada, simulação integrada de fatiga, estudos integrados de fadiga para cargas dinâmicas e alta performance computacional. Vários algoritmos de otimização também estão disponíveis, incluindo MSCADS e IPOPT. A análise de fadiga no MSC Nastran foi desenvolvida em conjunto pela nCode International Ltd. e MSC Software.
Entre outras aplicações o Nastran pode ser utilizado para determinar:
Resistência e fadiga da fuselagem de um avião, asas, flaps e trem de aterragem.
Durabilidade e vibração das diversas estruturas (corpo, chassis, suspensão, direção e rodas) de um carro, camião ou comboio.
Efeito da variação da temperatura de convecção, condução e radiação em aparelhos eletrónicos, como a televisão ou o telemóvel.
Como se comporta um produto quando sujeito a um evento catastrófico, como cair no chão, embater contra uma parede ou cair de uma grua.
Vantagens do MSC Nastran
- Análise estrutural multidisciplinar – apresenta vários métodos de análise, permitindo que uma análise estrutural solucione diversos e variados problemas de engenharia.
- Modelagem de montagens estruturais – são apresentados variados métodos que reúnem componentes para a análise estrutural em sistema.
- Otimização estrutural automatizada – inclui algoritmos de otimização que automaticamente encontram as soluções ideais num espaço de design permitido.
- Computação de Alto Desempenho – permite que grandes problemas sejam rapidamente resolvidos, devido aos recursos de computação de alto desempenho que apresenta.
- Atendimento ao cliente – são oferecidos diversos recursos para prestar suporte no uso do software, como cursos de treinamento e suporte técnico de especialistas.
1 comentário